Empreender no ramo de Farmácias é um bom negócio?

O segmento de Farmácia no Brasil é um dos que mais oferece possibilidade de retorno financeiro, prova disso é a crescente busca de investidores pela abertura de franquia de farmácias.

O investidor que busca esse ramo varia de um farmacêutico que já conhece o segmento, até uma pessoa que possui o capital para iniciar uma franquia, mas ainda não conhece o ramo.

O momento do empreendedorismo farmacêutico é proveniente dos resultados positivos do setor, que cresce anualmente acima de 2 dígitos, e é um dos principais agentes de transformação da sociedade, gerando rentabilidade, empregos diretos, indiretos ou contribuindo para a saúde da população local.

Para empreender nesse setor, o investidor antes de qualquer coisa, precisa ter um perfil voltado para o que é inovador e desafiador. Ser proativo e motivado, assumir responsabilidades, além de acompanhar as mudanças e tendências do segmento, que é um fator importante para crescer de forma sólida e rentável.

Dessa forma, concluímos que abrir farmácia no Brasil ainda é um excelente negócio, contudo temos que ficar atentos ao planejamento estratégico e as especificações do segmento farma:

Normas Técnicas (Anvisa / Vigilância Sanitária) / Profissional Farmacêutico;

O Setor farma é regulado pela AnvisaVigilância Sanitária, C.R.F. (Conselho Regional de Farmácia), e outros órgãos que atuam constantemente na fiscalização do segmento. Dessa maneira, é essencial exigir que o profissional farmacêutico esteja atualizado sobre as normas de prescrição farmacêutica, legislações específicas sobre certos medicamentos e informar o público sobre novidades do setor.

• Ponto Comercial;

O primeiro passo para abrir uma farmácia é entender que não é qualquer ponto comercial que dará certo.Essa escolha é super importante para o sucesso do negócio.

Para isso temos algumas dicas de como escolher o melhor ponto;

Fluxo de Pessoas;

Visibilidade;

Acessibilidade;

Estacionamento;

Contudo, hoje já existe no mercado ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa escolha através de dados comerciais que indicam o fluxo de pessoas, movimentação financeira e muito mais informações através de Geo Localização.

Analise as oportunidades

Para se manter competitiva a farmácia deve analisar as oportunidades comerciais, buscando inovação, e estando atento às tendências do segmento, e dos concorrentes diretos. Afinal, o consumidor está mais pesquisador e em busca de novidades. Dessa maneira, incorpore soluções farmacêuticas ao seu catálogo de produtos que coloquem a farmácia em posição de destaque.

Definir objetivos

Essa parte do planejamento estratégico define onde se quer chegar. Determine prazos, alinhe objetivos para cada seção de produtos da farmácia, dê metas para farmacêuticos e equipe de atendimento. Dê responsabilidades e demonstre como esses objetivos estão alinhados com a farmácia. Relembrar esses pontos também é fundamental para garantir que todos sigam o planejamento.

• Tecnologia como aliado do negócio

Com a evolução das mídias sociais, o mercado farmacêutico já entendeu o quanto a internet é importante para o negócio. Contudo, é essencial saber posicionar a marca e planejar estratégias para o público online, bem como reforçar o relacionamento com esse público por meio das redes sociais. Além disso, o meio digital poderá se tornar mais uma opção de contato para vendas, e também um canal para sanar dúvidas e receber sugestões.

Monitorar os indicadores

Monitore seus indicadores financeiros e estratégicos, com base nos objetivos pré estabelecidos. A melhor maneira de analisar o desempenho do planejamento estratégico é por meio desses indicadores.  Assim, o gestor da farmácia poderá tomar decisões mais assertiva e próximas da realidade.

Portanto, sempre revise o planejamento estratégico e faça as adaptações necessárias. Lembre-se que este é um processo dinâmico e que deve ser moldado progressivamente.

Tenha o mix ideal e na quantidade correta

Um dos grandes segredos de uma farmácia é ter o mix correto, adequado para o seu público e sempre na quantidade correta, o cliente de farmácia espera sempre encontrar o seu produto e ele é um cliente fiel, geralmente precisa muito comprar um medicamento ou correlato, se ele for na farmácia mais de uma vez e não encontrar o seu medicamento, ele dificilmente voltará.

Por outro lado, a compra do mix inadequado para o seu público ou em quantidade superior a sua demanda pode gerar perda por vencimento, trazendo prejuízo para a farmácia, desta forma, nos da Redemed daremos todo o suporte necessário para você ter o seu mix super ajustado.

• Tenha uma operação impecável

O dia a dia de uma farmácia tem muitas particularidades, tudo faz a diferença, um gerenciamento de categoria bem feito, todos os produtos expostos onde devem estar faz toda a diferença para os clientes, sem contar na arrumação, limpeza, sinalização, precificação, tudo na farmácia tem um proposito e nos ajudaremos você em todos esses pontos.

Atenda com excelência

Um excelente atendimento cativa e acolhe os clientes, afinal, quem não gosta de ser bem atendido? Escute seu cliente, entenda sua necessidade, faça toda a diferença.

Nosso programa de treinamento ajudará você e surpreender todos os seus clientes, fidelizando e aumentando as suas vendas.