Empreender no ramo de Farmácias é um bom negócio?
O segmento de Farmácia no Brasil é um dos que mais oferece possibilidade de retorno financeiro, prova disso é a crescente busca de investidores pela abertura de franquia de farmácias.
O investidor que busca esse ramo varia de um farmacêutico que já conhece o segmento, até uma pessoa que possui o capital para iniciar uma franquia, mas ainda não conhece o ramo.
O momento do empreendedorismo farmacêutico é proveniente dos resultados positivos do setor, que cresce anualmente acima de 2 dígitos, e é um dos principais agentes de transformação da sociedade, gerando rentabilidade, empregos diretos, indiretos ou contribuindo para a saúde da população local.
Para empreender nesse setor, o investidor antes de qualquer coisa, precisa ter um perfil voltado para o que é inovador e desafiador. Ser proativo e motivado, assumir responsabilidades, além de acompanhar as mudanças e tendências do segmento, que é um fator importante para crescer de forma sólida e rentável.
Dessa forma, concluímos que abrir farmácia no Brasil ainda é um excelente negócio, contudo temos que ficar atentos ao planejamento estratégico e as especificações do segmento farma:
• Normas Técnicas (Anvisa / Vigilância Sanitária) / Profissional Farmacêutico;
O Setor farma é regulado pela Anvisa, Vigilância Sanitária, C.R.F. (Conselho Regional de Farmácia), e outros órgãos que atuam constantemente na fiscalização do segmento. Dessa maneira, é essencial exigir que o profissional farmacêutico esteja atualizado sobre as normas de prescrição farmacêutica, legislações específicas sobre certos medicamentos e informar o público sobre novidades do setor.
• Ponto Comercial;
O primeiro passo para abrir uma farmácia é entender que não é qualquer ponto comercial que dará certo.Essa escolha é super importante para o sucesso do negócio.
Para isso temos algumas dicas de como escolher o melhor ponto;
Fluxo de Pessoas;
Visibilidade;
Acessibilidade;
Estacionamento;
Contudo, hoje já existe no mercado ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa escolha através de dados comerciais que indicam o fluxo de pessoas, movimentação financeira e muito mais informações através de Geo Localização.
• Analise as oportunidades
Para se manter competitiva a farmácia deve analisar as oportunidades comerciais, buscando inovação, e estando atento às tendências do segmento, e dos concorrentes diretos. Afinal, o consumidor está mais pesquisador e em busca de novidades. Dessa maneira, incorpore soluções farmacêuticas ao seu catálogo de produtos que coloquem a farmácia em posição de destaque.
• Definir objetivos
Essa parte do planejamento estratégico define onde se quer chegar. Determine prazos, alinhe objetivos para cada seção de produtos da farmácia, dê metas para farmacêuticos e equipe de atendimento. Dê responsabilidades e demonstre como esses objetivos estão alinhados com a farmácia. Relembrar esses pontos também é fundamental para garantir que todos sigam o planejamento.
• Tecnologia como aliado do negócio
Com a evolução das mídias sociais, o mercado farmacêutico já entendeu o quanto a internet é importante para o negócio. Contudo, é essencial saber posicionar a marca e planejar estratégias para o público online, bem como reforçar o relacionamento com esse público por meio das redes sociais. Além disso, o meio digital poderá se tornar mais uma opção de contato para vendas, e também um canal para sanar dúvidas e receber sugestões.
• Monitorar os indicadores
Monitore seus indicadores financeiros e estratégicos, com base nos objetivos pré estabelecidos. A melhor maneira de analisar o desempenho do planejamento estratégico é por meio desses indicadores. Assim, o gestor da farmácia poderá tomar decisões mais assertiva e próximas da realidade.
Portanto, sempre revise o planejamento estratégico e faça as adaptações necessárias. Lembre-se que este é um processo dinâmico e que deve ser moldado progressivamente.
• Tenha o mix ideal e na quantidade correta
Um dos grandes segredos de uma farmácia é ter o mix correto, adequado para o seu público e sempre na quantidade correta, o cliente de farmácia espera sempre encontrar o seu produto e ele é um cliente fiel, geralmente precisa muito comprar um medicamento ou correlato, se ele for na farmácia mais de uma vez e não encontrar o seu medicamento, ele dificilmente voltará.
Por outro lado, a compra do mix inadequado para o seu público ou em quantidade superior a sua demanda pode gerar perda por vencimento, trazendo prejuízo para a farmácia, desta forma, nos da Redemed daremos todo o suporte necessário para você ter o seu mix super ajustado.
• Tenha uma operação impecável
O dia a dia de uma farmácia tem muitas particularidades, tudo faz a diferença, um gerenciamento de categoria bem feito, todos os produtos expostos onde devem estar faz toda a diferença para os clientes, sem contar na arrumação, limpeza, sinalização, precificação, tudo na farmácia tem um proposito e nos ajudaremos você em todos esses pontos.
• Atenda com excelência
Um excelente atendimento cativa e acolhe os clientes, afinal, quem não gosta de ser bem atendido? Escute seu cliente, entenda sua necessidade, faça toda a diferença.
Nosso programa de treinamento ajudará você e surpreender todos os seus clientes, fidelizando e aumentando as suas vendas.